Projeto em Desenvolvimento
O impacto da pandemia da COVID-19 na incidência de microrganismos multidroga-resistentes
A resistência antimicrobiana é considerada uma grave ameaça global à saúde humana no século XXI, as infecções causadas por microrganismos multirresistentes (MDR) são associadas ao aumento das taxas de morbimortalidade.
Sem intervenções, esta taxa de mortalidade foi projetada para atingir 10 milhões de mortes anualmente até 2050, ou seja, mais que o dobro de mortes causadas pela pandemia da COVID-19. Uma das preocupações é o uso extensivo e inadequado de antimicrobianos no tratamento de pacientes com COVID-19 em estado crítico. Apesar destes dados, até o momento, nenhuma intervenção de manejo antimicrobiano foi descrita para COVID-19.
Objetivos Gerais
Portanto, compreender a proporção de pacientes com COVID-19 com coinfecção bacteriana, bem como os microrganismos envolvidos é crucial para o tratamento destes pacientes, contribuindo para minimizar as consequências negativas do uso excessivo de antimicrobianos. Além disso, esse conhecimento pode ter um impacto significativo no refinamento das diretrizes empíricas de manejo de antibióticos para pacientes com COVID-19.