Nas populações indígenas são encontrados aspectos culturais que envolvem comportamentos de risco favorecendo à situação de vulnerabilidade como: rituais e/ou eventos que envolvem manuseio de objetos perfuro cortantes compartilhados, sem adequada desinfecção, na realização de escarificações e tatuagens; poligamia; prática de aleitamento cruzado e baixo uso de preservativo. Destaca-se ainda nestas populações as questões legais e sociais nas quais terras indígenas localizam-se em região de fronteira; áreas urbanas; região de projetos turísticos, agropecuários e militares os quais favorecem à disputas por terras com situações de violência, prostituição, abuso de álcool e drogas que aumentam a vulnerabilidade às infecções sexualmente transmissíveis (IST) e HIV. Diante disso, estudos são realizados com objetivo de caracterizar o perfil epidemiológico da infecção sexualmente transmissível na população indígena da Reserva de Dourados, Mato Grosso do Sul.

Estudos Realizados na População Vulnerável

O QUE É SÍFILIS?

A sífilis é uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST) causada pela bactéria Treponema pallidum, com alta prevalência no Brasil, sobretudo no Mato Grosso do Sul, que conta com a segunda maior taxa de prevalência da infecção dentre os estados brasileiros


População Vulnerável

A população indígena é vulnerável à aquisição das ISTs, devido a fatores comportamentais e socioeconômicos. Dessa forma, a investigação de sífilis nessa população em Dourados-MS é necessária, visto que o município possui a segunda maior reserva indígena brasileira em contingente populacional..


Objetivos

determinar a prevalência de sífilis na população indígena de Dourados-MS e identificar fatores de risco associados com a infecção treponêmica


Coleta das Amostras 

o indivíduo aceitar participar da pesquisa e assinar o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE), foi aplicado um questionário acerca de características socioeconômicas e demográficas em 1927 indígenas maiores de 18 anos residentes nas aldeias Bororó e Jaguapirú. Em seguida, foram coletadas amostras de sangue para as análises sorológicas.


Testagem

As amostras foram testadas através do teste rápido treponêmico para sífilis, e as amostras reagentes neste teste foram submetidas ao teste não treponêmico Venereal Disease Research Laboratory (VDRL). Os casos reagentes foram notificados ao Sistema de Informação de Agravos de Notificação e encaminhados ao serviço público de saúde para o tratamento.

O QUE É HIV ?

Os vírus HIV são retrovírus com genoma RNA, da família Lentiviridae. Possui dois subtipos, o tipo 1 (HIV-1), que acomete na maioria das infecções e o tipo 2 (HIV-2), porém o que disseminou-se pelo mundo foi principalmente o tipo 1 sendo o tipo 2 mais raro


População Vulnerável

Realizou-se um estudo transversal para avaliar a prevalência e as variáveis associadas à infecção pelo HIV em uma reserva indígena brasileira com o maior contingente populacional do país. A população indígena da reserva de Dourados, Mato Grosso do Sul (MS), Brasil foi entrevistada entre setembro de 2017 e março de 2020


Objetivos

determinar a prevalência de sífilis na população indígena de Dourados-MS e identificar fatores de risco associados com a infecção treponêmica


Coleta das Amostras e testagens

Amostras de sangue foram coletadas para testes sorológicos para HIV, sífilis e hepatite B e C. Amostras HIV-1 positivas e indeterminadas foram submetidas a Western Blot e amplificação de ácido nucléico.

 

Atividade de pesquisa na Reserva Indígena de Dourados

    Saiba mais

    Campanha de Conscientização contra as IST na população vulnerável

    A ação objetiva, chamar a atenção para a prevenção e conscientizar a todos a respeito das Infecções sexualmente transmissível, doenças causadas por vírus, bactérias ou outros microrganismos, transmitidas, principalmente, por meio do contato sexual (oral, vaginal, anal) sem o uso de preservativo masculino ou feminino, com uma pessoa que esteja infectada.

    O público alvo estimado para a realização das atividades de extensão constituísse de adolescente residentes das aldeias Bororó e Jaguapiru. No qual, são realizadas rodas de conversas que promovam a discussão da temática e o esclarecimento de duvidas a respeito da IST e o uso dos métodos contraceptivos.

    Campanha de conscientização

    Esclarecer sobre o que são as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) e AIDS, quais são suas manifestações e sua forma de prevenção, enfatizando o uso da camisinha, único método contraceptivo que as previne. Avaliar o grau de conhecimento dos adolescentes, antes e após a palestra sobre educação sexual, a fim de analisar a compreensão do conteúdo exposto. Promovendo o fortalecimento do vínculo da comunidade com a equipe da universidade estimulando a responsabilidade social dos acadêmicos envolvidos.

    Outros Projetos

    Subtipagem Molecular do treponema pallidum

    Sífilis em parturientes e recém-nascidos

    Entrevista: Sífilis em bebês pode ser resultado de pré-natal tardio

    Eventos Realizados

    Cartilha de Prevenção e controle da Sífilis

    Grupo de Pesquisa em Biologia Molecular de Microrganismos

    Menu

    Rodovia Dourados – Itahum, Km 12 – Cidade Universitária

    (Atrás da piscina)

    Dourados, MS

    Brasil